Otoplastia: cirurgia de orelha

Dr. Luiz Guilherme Lopes / Face  / Otoplastia: cirurgia de orelha

Otoplastia: cirurgia de orelha

Você sente algum incômodo ou desconforto com a aparência da sua orelha ou do seu filho?

A orelha de “abano” é um problema que acomete muitas pessoas, principalmente crianças e adolescentes, causando desconforto e baixa auto-estima nos pacientes. Em crianças, por exemplo, é comum relatarem casos de bullying na escola.

Há também alguns pacientes que relatam esconderem as orelhas com o cabelo, ou nunca o usarem presos, por vergonha.Nesses casos indicamos a Otoplastia, a cirurgia que melhora a forma, posição ou as proporções das orelhas.

A Otoplastia corrige imperfeições e deformidades estruturais das orelhas presentes desde o nascimento ou causadas por lesões.

A Otoplastia ajuda a dar equilíbrio e proporção às orelhas e à face, beneficiando a aparência e autoestima dos pacientes.É uma cirurgia rápida, tranquila, realizada em ambiente hospitalar, com anestesia local. O paciente recebe uma leve sedação.

A partir de que idade a Otoplastia pode ser realizada?

Esta cirurgia pode ser realizada em crianças a partir de 6 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), crianças boas candidatas à otoplastia são:

• Crianças saudáveis, sem doença com risco de vida ou com infecções crônicas não tratadas de ouvido,
  • Geralmente, crianças com cinco anos de idade, ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção,
  • Crianças cooperativas e que sigam as recomendações médicas,
  • Crianças capazes de expressar o que sentem e não manifestam objeções durante a discussão da cirurgia.

Adolescentes e adultos bons candidatos à otoplastia são:

• Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização,
  • Não fumantes,
  • Indivíduos com visão positiva e metas específicas dos resultados.

Quais os principais resultados da Otoplastia?

A otoplastia oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas de abano, visíveis assim que os curativos que sustentam o novo formato do ouvido são removidos.

Como a orelha posiciona-se permanentemente próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais.

Resultados de cirurgia e reconstrução mais extensas da orelha podem aparecer ao longo do tempo.

Quais os cuidados após a cirurgia de orelha – Otoplastia?

Após a cirurgia, bandagens ou curativos serão aplicados sobre o local cirúrgico para mantê-lo limpo, protegê-lo de traumas e para sustentar a nova posição da orelha durante a cicatrização inicial.

Saiba mais,

Contato: (66) 3531.0333 ou (66) 99996-8551

Acompanhe nossas redes sociais:

Instagram: instagram.com/drluizguilhermelopes/

Facebook: facebook.com/drluizguilhermelopes/